sábado, 31 de janeiro de 2015

"Ainda há quem ache que ser gay é ser especial"


(foto: Queer Lisboa)
Andrew Haigh saiu do quase anonimato em 2011, quando assinou a longa-metragem Weekend, exibida em 2012 no festival de cinema Queer Lisboa. A história de dois homens que ficam juntos por um fim-de-semana foi celebrada por apresentar uma visão despretensiosa das relações gay. Britânico, nascido há 41 anos em Harrogate, no Norte de Inglaterra, Haigh juntou-se em 2013 ao canal americano HBO como um dos autores, produtores e realizadores de Looking. A série mostra um grupo de amigos gay de São Francisco, perdidos entre o admirável mundo novo da homossexualidade sem censura e o desejo de uma vida amorosa estável. A primeira temporada de Looking passou no ano passado em Portugal, através do canal por cabo TVSéries, o mesmo que a partir de 29 de Janeiro vai emitir a segunda temporada (que se estreou a 11 de Janeiro nos EUA).

A imprensa americana diz que a primeira temporada de Looking teve “audiências modestas”. A história vai mudar muito para alcançar mais público?
Não me parece. O público é sempre relativamente pequeno em séries deste género, porque se trata de temática gay. Eu e o Michael [Lannan, criador da série] achámos que seria de manter a história como está, em vez de a adaptar à luta por audiências.
[...]
Em Weekend também nos mostrou dois gays comuns. É uma forma de combater os estereótipos ou uma cedência à representação aceitável da homossexualidade?
Nem uma coisa nem outra. Nunca tive como objectivo promover, através do grande ecrã, certas formas de sexualidade. Weekend e Looking não são sobre todos os homossexuais, são sobre as personagens que ali estão. Por vezes, quando se filma uma história gay parece que tudo tem de se resumir à sexualidade. Não é o aspecto mais importante. Sou gay, gosto de contar histórias sobre vidas que entendo bem e o que quero é ser fiel ao meu entendimento do mundo.

[excerto da entrevista publicada na Time Out Lisboa, 21 de Dezembro de 2014, p. 64]